Uma Investigação

By Traduções

Este livro reune pela primeira vez os ensaios que James Hillman escreveu sobre a centralidade da imagem psíquica na psicologia arquetípica e em sua concepção de terapia. Essa, inclusive, já foi chamada de “terapia focada na imagem”.

Read More

Lamento dos Mortos

By Traduções

Neste livro de diálogos, James Hillman e Sonu Shamdasani reavaliam a psicologia, a história e a criatividade através das lentes do Livro Vermelho de C. G. Jung. Hillman, o fundador da psicologia arquetípica, foi um dos mais proeminentes psicólogos da América, amplamente conhecido como das figuras mais originais que emergiram da escola de Jung. Shamdasani, editor e co-tradutor do Livro Vermelho, é conhecido como o principal historiador da psicologia junguiana. Hillman e Shamdasani exploram um grande número de temas do Livro Vermelho — tais como nossa relação com a morte e com as figuras de nossos sonhos e fantasias; a natureza da expressão criativa; a relação da psicologia com a arte, a narrativa e as histórias; o significado da psicologia profunda como uma forma cultural; o legado do cristianismo; nossa relação com o passado — e examinam as implicações disso tudo em nosso pensamento hoje.

Read More

Novo normal? Provocações sobre tempo, liderança, relacionamentos e o si-mesmo

By Livros

A crise do coronavirus gerou grandes mudanças em nossas vidas, tanto pessoal quanto socialmente. Mas será que nossa vida voltará a ser o que era antes? O novo lançamento da Editora Vozes traz essa e outras provocações aos leitores. A obra, que foi dividida em quatro capítulos, aborda a chance que temos de aprender a conviver com o tempo e como recuperar as relações inter pessoais após tanto tempo distantes, entre outras reflexões. Este livro não trará respostas, mas provocações. O livro foi escrito em co-autoria de Volney Berkenbrok, Luciano Alves Meira e Luís Mauro Sá Martino.

Read More

Mitologias Arquetípicas

By Livros

O exame de algumas figurações divinas e suas configurações humanas é o assunto deste livro. Sua leitura volta-se aos interessados em perceber e compreender as nuances e a permanência dos principais temas que atravessam a experiência humana assim como eles estão apresentados por algumas figuras míticas da tradição grega antiga: o amor, a comunicação, a domesticidade, a morte, o ciúme, a inveja, a pornografia, a tragédia, a guerra, a alteridade, a xenofobia, a beleza, o sublime. A mitologia grega é o campo do enfoque psicológico que aqui se ensaia.

Read More

Conversing with James Hillman: Senex & Puer

By Livros

Livro que registra as contribuições ao The James Hillman Symposium, realizado pelo The Dallas Institute of Humanities and Culture, com o capítulo “Notes on Horizontality: Continuity, Penetration, Soul and the Sibling Archetype”, que reproduz a apresentação de Gustavo Barcellos no Simpósio.

Read More

Conversing with James Hillman: Mythic Figures

By Livros

Livro que registra as contribuições ao The James Hillman Symposium, realizado pelo The Dallas Institute of Humanities and Culture, com o capítulo “Hermes and Janus: Doors, Walls, Frontiers”, que reproduz a apresentação de Gustavo Barcellos no Simpósio.

Read More

Friendship and its Paradoxes: essays from the VI Latin American Congress of Jungian Psychology

By Livros

Da fratria à philia, desenha-se na alma um percurso que, ao mesmo tempo em que amplia seu horizonte afetivo, também traz para perto, para dentro, aproxima e ensina as lições da intimidade. Esse percurso se chama amizade. Muitas são suas metáforas, seus símbolos, suas imagens, que apresentam aquele que já foi entendido, num plano individual, como o mais elevado eros de que a experiência humana é capaz. Fidelidade, lealdade, altruísmo, confiança, confidência, franqueza, afeição profunda, cumplicidade, companheirismo são alguns de seus sentimentos mais nobres e bem difíceis. Também difíceis e trabalhosas são as torturas de seus afetos mais sombrios: traição, rivalidade, inveja, ciúme, inimizade, ódio, disputa, agressão, rupturas.

Read More

M de montanha

By Inicial

Numa ensolarada tarde de Abril, com sua luz suave de outono banhando pacificamente o mobiliário, sentado na biblioteca do Sítio Pedra Grande, deixando-me impregnar pelo silêncio profundo e perfumado que vem das montanhas da Mantiqueira ao redor, encontrei-me com este finalzinho de parágrafo de Michel de Montaigne, trecho de seus volumosos Ensaios.

Read More